No inverno, o frio é uma constante e os passeios com o cão tornam-se mais complicados para ambos. No entanto, há cães que amam o frio e neve, como o Husky, e outros que gostam é mesmo de uma caminha quente perto do aquecedor, como o Chihuahua.

Raças mais sensíveis ao frio são normalmente raças de cães com pouco isolamento térmico e com elevada perda de calor corporal. O isolamento é conferido pela gordura e pelo, sendo que baixa gordura e pelos curtos e sem subpelo conferem pouco isolamento térmico. Por outro lado, o porte pequeno ou o focinho achatado (cães braquicefálicos) têm maior perda de calor corporal.

Por isso, raças que estejam sujeitas a estes fatores são mais sensíveis ao frio, sendo necessário o dono ter cuidados redobrados nos meses de inverno. Estes cuidados incluem passeios curtos, manter o cão limpo e seco, proporcionar áreas quentes para o descanso e até usar roupinha de inverno.

Chihuahua

O Chihuahua é uma raça com origens no México, uma região quente. Por isso não é de surpreender que esta raça não se dê muito bem com os climas frios. Para além do pelo curto, o Chihuahua tem um porte pequeno que facilita a rápida perda de calor corporal. Deverá ter cuidados redobrados com o seu Chihuahua nos meses mais frios do ano.

Galgo

Os Galgos são outra raça muito sensível ao frio. O seu pelo curto oferece pouco isolamento nos dias frio. O corpo dos Galgos é magro, uma vez que são cães de corrida. O baixo teor em gordura corporal oferece menos isolamento levando a maior perda de calor corporal e assim, maior sensibilidade ao frio.

Pitbull Terrier

O Pitbull Terrier é uma raça muito musculada, o que poderia levar-nos a pensar que tolera bem o frio. No entanto, o pelo curto e a pele sensível leva a que tenham uma grande sensibilidade ao frio. Por isso, não se esqueça de manter o seu Pitbull quentinho no inverno.

Boston Terrier

O Boston Terrier é outra raça de pelo curto que perde facilmente o calor corporal. Para agravar a situação, o focinho curto desta raça braquicefálica leva a que perca calor mais facilmente pela respiração, uma vez que o ar não é aquecido pelo longo focinho. Por isso, o cuidador deverá moderar os passeios nos dias de inverno.

Pug

O Pug é outra raça de focinho curto e de pelo curto que tem muita sensibilidade ao frio por facilmente perder o seu calor corporal. O tamanho pequeno ainda facilita esta perda de calor.

Bulldog Francês

O Bulldog Francês, à semelhança dos anteriores, é também uma raça de focinho curto e pelo curto. Por isso, o Bulldog Francês não se dá muito bem em climas frios e prefere uma cama quentinha onde passar os dias frios de inverno.

Greyhound

O Greyhound é um cão magro e ágil, também criado como cão de corrida. No entanto, o corpo elegante e pobre em gordura corporal, coberto apenas por uma fina camada de pelo curto, leva a que esta raça não tolere bem o frio.

Boxer

O Boxer é uma raça de cães muito musculada. Mas como o Boxer tem pelo curto, é considerada uma raça sensível ao frio. No entanto, quando quentinho gosta de brincar na neve, tolerando-a bem.

Dachshund

O Dachshund é uma raça de pelo curto e muito baixa, estando muito próxima do chão. Por isso, estes cães sentem muito o frio, especialmente quando há neve ou erva molhada a tocar-lhes na barriga. Por isso, é preciso ter muito cuidado em manter o Dachshund quentinho.

Basenji

O Basenji é uma raça de cães originária da África central e por isso prefere climas quentes. Se tem um Basenji, não se esqueça de o proteger do frio do inverno.

Pinscher

O Pinscher miniatura é um cão que adora esconder-se por baixo dos cobertores quentinhos. Não é uma raça que goste muito de passear no frio ou neve. Por isso proteja-o com roupa quentinha antes de o levar a passear.

Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier tem pelos compridos, mas muito finos e sem subpelo. Logo, este pelo oferece pouco isolamento contra o frio. Não se esqueça de vestir um casaquinho antes de passear o seu Yorkshire Terrier.

Saiba como evitar e saber se seu cão está com frio, clique aqui!

Matéria: O meu animal <- Muito mais aqui.

Comente no Facebook

Comentários